Alfalaval

Alfalaval MIB 503

Introdução

No mercado de motores à diesel marítimos, tanto de lazer quanto de serviço, não é incomum encontrar relatos de operadores que sofrem com a baixa qualidade de combustível com alta concentração de particulados e água. A operação dos equipamentos nessas condições leva à perda de eficiência e redução de sua vida útil além de aumentar o risco de dano e o custo de manutenção.

Alfalaval MIB 503

Introdução

No mercado de motores à diesel marítimos, tanto de lazer quanto de serviço, não é incomum encontrar relatos de operadores que sofrem com a baixa qualidade de combustível com alta concentração de particulados e água. A operação dos equipamentos nessas condições leva à perda de eficiência e redução de sua vida útil além de aumentar o risco de dano e o custo de manutenção.

O sistema MIB 503 é a solução completa desenvolvida pela Alfa Laval para aumentar a confiabilidade do seu sistema de combustível e proteger os motores de possíveis danos e desgastes severos.

Aplicações

  • Óleo destilado
  • Óleo diesel marítimo
  • Oleo lubrificante

Benefícios

  • Fácil instalação e inicialização
  • Fácil operação
  • Separação altamente eficiente
  • Design robusto e confiável
  • Dimensões reduzidas
  • Baixo consumo de energia

Design

O sistema é entregue com o kit padrão MIB 503 e o kit de conexões auxiliares que inclui as tubulações flexíveis de entrada e saída de combustível.

O separador é composto de uma cuba para retenção de sólidos que pode ser operada tanto no modo de purificação quanto no de clarificação. Sua tecnologia exclusiva de acionamento é composta por um motor elétrico montado diretamente sob a cuba e controlado por um inversor de frequência montado no painel de controle.

Para garantir o funcionamento ideal do equipamento, os seguintes equipamentos opcionais estão disponíveis

Painel de controle com inversor de frequência integrado que permite ao operador controlar a partida e parada do equipamento assim como verificar quaisquer falhas de operação através dos sinais luminosos instalados na porção frontal da caixa.

Bomba de deslocamento positivo com fluxo constante conectada diretamente ao separador por um conjunto padronizado de mangueiras flexíveis.

Kit de interruptores de pressão para indicar se a interface de selo hidráulico é perdida. Tanque de coleta de resíduos com sensor de nível que protege o sistema contra transbordamento.

Bloco de aquecimento com trocador de calor Alfa Laval CBM. Este bloco possui uma válvula de 3 vias e um sensor de temperatura permitindo que o sistema opere em modo de recirculação para aquecer o óleo durante a filtragem.

Transformador 200V para 110 ou 440V, bandeja para respingos e botão de parada de emergência.

Escopo de Fornecimento.

  • Separador MIB 503
  • Kit Auxiliar
  • Documentação Técnica

Opcionais

  • Painel de Controle
  • Bomba Alimentadora
  • Kit de Sensores de Pressão
  • Tanque de Coleta de Resíduos
  • Bloco Aquecedor
  • Transformador
  • Bandeja para Respingos
  • Botão de Parada de Emergência

Princípio básico de funcionamento

Após ser ativado e atingir a velocidade máxima, o separador é alimentado com água criando assim o selo apropriado para iniciar o processo de separação. Subsequentemente, a bomba de óleo é ativada alimentando o separador com óleo.

O processo de separação então se inicia dentro da cuba. Devido à alta forca centrifuga no interior do separador, o óleo, a água e as demais partículas são separadas com base em sua densidade específica. As fases mais pesadas, água e partículas, são deslocadas para as regiões mais periféricas da cuba enquanto a fase mais leve, o óleo, é bombeado para fora do separador diretamente para o tanque.

A água será drenada automaticamente para o tanque coletor. As partículas separadas ficaram retidas na cuba. O óleo limpo será bombeado para fora do separador e de lá para o tanque de combustível ou cárter de óleo lubrificante.

Aplicações

  • Óleo destilado
  • Óleo diesel marítimo
  • Oleo lubrificante

Benefícios

  • Fácil instalação e inicialização
  • Fácil operação
  • Separação altamente eficiente
  • Design robusto e confiável
  • Dimensões reduzidas
  • Baixo consumo de energia

Opcionais

  • Painel de Controle
  • Bomba Alimentadora
  • Kit de Sensores de Pressão
  • Tanque de Coleta de Resíduos
  • Bloco Aquecedor
  • Transformador
  • Bandeja para Respingos
  • Botão de Parada de Emergência

Design

O sistema é entregue com o kit padrão MIB 503 e o kit de conexões auxiliares que inclui as tubulações flexíveis de entrada e saída de combustível.

O separador é composto de uma cuba para retenção de sólidos que pode ser operada tanto no modo de purificação quanto no de clarificação. Sua tecnologia exclusiva de acionamento é composta por um motor elétrico montado diretamente sob a cuba e controlado por um inversor de frequência montado no painel de controle.

Para garantir o funcionamento ideal do equipamento, os seguintes equipamentos opcionais estão disponíveis

Painel de controle com inversor de frequência integrado que permite ao operador controlar a partida e parada do equipamento assim como verificar quaisquer falhas de operação através dos sinais luminosos instalados na porção frontal da caixa.

Bomba de deslocamento positivo com fluxo constante conectada diretamente ao separador por um conjunto padronizado de mangueiras flexíveis.

Kit de interruptores de pressão para indicar se a interface de selo hidráulico é perdida. Tanque de coleta de resíduos com sensor de nível que protege o sistema contra transbordamento.

Bloco de aquecimento com trocador de calor Alfa Laval CBM. Este bloco possui uma válvula de 3 vias e um sensor de temperatura permitindo que o sistema opere em modo de recirculação para aquecer o óleo durante a filtragem.

Transformador 200V para 110 ou 440V, bandeja para respingos e botão de parada de emergência.

Escopo de Fornecimento.

  • Separador MIB 503
  • Kit Auxiliar
  • Documentação Técnica

Princípio básico de funcionamento

Após ser ativado e atingir a velocidade máxima, o separador é alimentado com água criando assim o selo apropriado para iniciar o processo de separação. Subsequentemente, a bomba de óleo é ativada alimentando o separador com óleo.

O processo de separação então se inicia dentro da cuba. Devido à alta forca centrifuga no interior do separador, o óleo, a água e as demais partículas são separadas com base em sua densidade específica. As fases mais pesadas, água e partículas, são deslocadas para as regiões mais periféricas da cuba enquanto a fase mais leve, o óleo, é bombeado para fora do separador diretamente para o tanque.

A água será drenada automaticamente para o tanque coletor. As partículas separadas ficaram retidas na cuba. O óleo limpo será bombeado para fora do separador e de lá para o tanque de combustível ou cárter de óleo lubrificante.

Alfalaval MIB 503

Introdução

No mercado de motores à diesel marítimos, tanto de lazer quanto de serviço, não é incomum encontrar relatos de operadores que sofrem com a baixa qualidade de combustível com alta concentração de particulados e água. A operação dos equipamentos nessas condições leva à perda de eficiência e redução de sua vida útil além de aumentar o risco de dano e o custo de manutenção.

O sistema MIB 503 é a solução completa desenvolvida pela Alfa Laval para aumentar a confiabilidade do seu sistema de combustível e proteger os motores de possíveis danos e desgastes severos.

Aplicações

  • Óleo destilado
  • Óleo diesel marítimo
  • Oleo lubrificante

Benefícios

  • Fácil instalação e inicialização
  • Fácil operação
  • Separação altamente eficiente
  • Design robusto e confiável
  • Dimensões reduzidas
  • Baixo consumo de energia

Design

O sistema é entregue com o kit padrão MIB 503 e o kit de conexões auxiliares que inclui as tubulações flexíveis de entrada e saída de combustível.

O separador é composto de uma cuba para retenção de sólidos que pode ser operada tanto no modo de purificação quanto no de clarificação. Sua tecnologia exclusiva de acionamento é composta por um motor elétrico montado diretamente sob a cuba e controlado por um inversor de frequência montado no painel de controle.

Para garantir o funcionamento ideal do equipamento, os seguintes equipamentos opcionais estão disponíveis

Painel de controle com inversor de frequência integrado que permite ao operador controlar a partida e parada do equipamento assim como verificar quaisquer falhas de operação através dos sinais luminosos instalados na porção frontal da caixa.

Bomba de deslocamento positivo com fluxo constante conectada diretamente ao separador por um conjunto padronizado de mangueiras flexíveis.

Kit de interruptores de pressão para indicar se a interface de selo hidráulico é perdida. Tanque de coleta de resíduos com sensor de nível que protege o sistema contra transbordamento.

Bloco de aquecimento com trocador de calor Alfa Laval CBM. Este bloco possui uma válvula de 3 vias e um sensor de temperatura permitindo que o sistema opere em modo de recirculação para aquecer o óleo durante a filtragem.

Transformador 200V para 110 ou 440V, bandeja para respingos e botão de parada de emergência.

Escopo de Fornecimento.

  • Separador MIB 503
  • Kit Auxiliar
  • Documentação Técnica

Opcionais

  • Painel de Controle
  • Bomba Alimentadora
  • Kit de Sensores de Pressão
  • Tanque de Coleta de Resíduos
  • Bloco Aquecedor
  • Transformador
  • Bandeja para Respingos
  • Botão de Parada de Emergência

Princípio básico de funcionamento

Após ser ativado e atingir a velocidade máxima, o separador é alimentado com água criando assim o selo apropriado para iniciar o processo de separação. Subsequentemente, a bomba de óleo é ativada alimentando o separador com óleo.

O processo de separação então se inicia dentro da cuba. Devido à alta forca centrifuga no interior do separador, o óleo, a água e as demais partículas são separadas com base em sua densidade específica. As fases mais pesadas, água e partículas, são deslocadas para as regiões mais periféricas da cuba enquanto a fase mais leve, o óleo, é bombeado para fora do separador diretamente para o tanque.

A água será drenada automaticamente para o tanque coletor. As partículas separadas ficaram retidas na cuba. O óleo limpo será bombeado para fora do separador e de lá para o tanque de combustível ou cárter de óleo lubrificante.

Fig.1 Fluxo padrão de funcionamento do separador. As características podem sofrer pequenas alterações

  1. Alimentação de óleo
  2. Bomba de óleo (opcional)
  3. Entrada de água para o selo (apenas para purificação)
  4. Separador
  5. Saída de óleo limpo
  6. Tanque de coleta de dejetos (opcional)
  7. Dreno de dejetos
  8. Painel de controle (opcional)
  9. Painel de parada de emergência (opcional)
  10. Aquecedor (opcional)
  11. Entrada de fluído do aquecedor
  12. Saída de fluído do aquecedor
  13. Válvula de 3 vias (opcional)
  14. Recirculação de óleo aquecido

Dados Técnicos

Dados de performance

Capacidade de Processamento

Max. 1250/1000 l/h – Clarificação/Purificação

110V, 230V, 440V

Dados do Material

Alumínio revestido

Alumínio revestido e polímero composto de alta qualidade

Borracha de fluorcarbono (Viton®)

Conexões

Dimensões

Min. 729 mm

479 mm

280 mm

280 mm