Introdução
No mercado de motores à diesel marítimos, tanto de lazer quanto de serviço, não é incomum encontrar relatos de operadores que sofrem com a baixa qualidade de combustível com alta concentração de particulados e água. A operação dos equipamentos nessas condições leva à perda de eficiência e redução de sua vida útil além de aumentar o risco de dano e o custo de manutenção.
O sistema MIB 503 é a solução completa desenvolvida pela Alfa Laval para aumentar a confiabilidade do seu sistema de combustível e proteger os motores de possíveis danos e desgastes severos.
Aplicações
Benefícios
Design
O sistema é entregue com o kit padrão MIB 503 e o kit de conexões auxiliares que inclui as tubulações flexíveis de entrada e saída de combustível.
O separador é composto de uma cuba para retenção de sólidos que pode ser operada tanto no modo de purificação quanto no de clarificação. Sua tecnologia exclusiva de acionamento é composta por um motor elétrico montado diretamente sob a cuba e controlado por um inversor de frequência montado no painel de controle.
Para garantir o funcionamento ideal do equipamento, os seguintes equipamentos opcionais estão disponíveis
Painel de controle com inversor de frequência integrado que permite ao operador controlar a partida e parada do equipamento assim como verificar quaisquer falhas de operação através dos sinais luminosos instalados na porção frontal da caixa.
Bomba de deslocamento positivo com fluxo constante conectada diretamente ao separador por um conjunto padronizado de mangueiras flexíveis.
Kit de interruptores de pressão para indicar se a interface de selo hidráulico é perdida. Tanque de coleta de resíduos com sensor de nível que protege o sistema contra transbordamento.
Bloco de aquecimento com trocador de calor Alfa Laval CBM. Este bloco possui uma válvula de 3 vias e um sensor de temperatura permitindo que o sistema opere em modo de recirculação para aquecer o óleo durante a filtragem.
Transformador 200V para 110 ou 440V, bandeja para respingos e botão de parada de emergência.
Escopo de Fornecimento.
Opcionais
Princípio básico de funcionamento
Após ser ativado e atingir a velocidade máxima, o separador é alimentado com água criando assim o selo apropriado para iniciar o processo de separação. Subsequentemente, a bomba de óleo é ativada alimentando o separador com óleo.
O processo de separação então se inicia dentro da cuba. Devido à alta forca centrifuga no interior do separador, o óleo, a água e as demais partículas são separadas com base em sua densidade específica. As fases mais pesadas, água e partículas, são deslocadas para as regiões mais periféricas da cuba enquanto a fase mais leve, o óleo, é bombeado para fora do separador diretamente para o tanque.
A água será drenada automaticamente para o tanque coletor. As partículas separadas ficaram retidas na cuba. O óleo limpo será bombeado para fora do separador e de lá para o tanque de combustível ou cárter de óleo lubrificante.
Dados de performance | |
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Capacidade de Processamento: | |
Gas Oil (1,5 – 6 cSt/40ºC) | Max. 1250/1000 l/h – Clarificação/Purificação |
Óleo Diesel Marítimo (13 cSt/40ºC) | Max. 1000 l/h |
Óleo Lubrificante (95ºC) | Max. 300 l/h |
Consumo de energia do separador | 0,45 kW (0,60 HP) |
Consumo de energia da bomba alimentadora | 0,25 kW (0,33HP) |
Temperatura de Alimentação | Max. 95ºC |
Voltagem | 110V, 230V, 440V |
Dados do Material | |
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Carcaça do separador | Alumínio revestido |
Cuba de separação | Alumínio revestido e polímero composto de alta qualidade |
Juntas e Oring | Borracha de fluorcarbono (Viton®) |
Peso (aproximado) | |
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Peso do separador inc. cuba e motor | 18kg |
Peso da cuba | 4 kg |
Conexões | |
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Alimentação de óleo | G 3/8inch |
Saída da fase leve | G 3/8 inch |
Saída da fase pesada | Ø 27 mm |
Dimensões | |
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H1 | Min. 729 mm |
H2 | 479 mm |
W1 | 280 mm |
W2 | 280 mm |